Presidente do México saudou a decisão do líder norte-americano e elogiando a capacidade de colaboração entre os dois países
O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira uma extensão até 02 de abril da imposição de tarifas de 25% ao México para os produtos abrangidos pelo acordo de comércio livre.
Trump anunciou a sua decisão depois de ter falado esta manhã com a sua homóloga mexicana, Claudia Sheinbaum.
O anúncio de Trump surge horas depois de o seu secretário do Comércio, Howard Lutnick, ter dito que as tarifas sobre o Canadá e o México "provavelmente" seriam adiadas, sendo o segundo adiamento de um mês que o Presidente norte-americano anuncia desde que decidiu a aplicação destas taxas.
Sheinbaum já reagiu ao anúncio de Trump, saudando a decisão do líder norte-americano e elogiando a capacidade de colaboração entre os dois países com "resultados sem precedentes".
A Presidente do México acrescentou que os dois governos continuarão a trabalhar em conjunto "particularmente nas questões de migração e segurança, que incluem a redução do fluxo ilegal de fentanil para os Estados Unidos, bem como o fluxo de armas para o México".
Relativamente ao fim do período de suspensão, Lutnick sublinhou que as tarifas recíprocas, em que os Estados Unidos aplicam impostos de importação nos países que cobram tarifas sobre as exportações dos EUA, ainda serão implementadas a 02 de abril.
Os mercados dos EUA recuperaram dos seus mínimos do dia logo após o discurso de Lutnick.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.