page view

Reserva Federal reduz taxas de juro em 0,25 pontos pela terceira vez este ano

Este terceiro corte nos juros colocou as taxas num intervalo entre 3,50% e 3,75%.

10 de dezembro de 2025 às 19:47

A Reserva Federal (FED), banco central dos Estados Unidos, reduziu em 0,25 pontos percentuais as taxas de juro de referência.

Este terceiro corte nos juros -- o primeiro ocorreu em setembro e o segundo em outubro - colocou as taxas num intervalo entre 3,50% e 3,75%.

O comunicado emitido no final da reunião de dois dias do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) indica que três dos doze membros votaram contra a decisão. Dois deles opuseram-se a qualquer redução dos juros e outro defendeu uma redução mais ampla, de meio ponto percentual.

O presidente da Fed de Kansas City, Jeffrey Schmid, já se tinha oposto a um corte na taxa de juro na reunião anterior, ocorrida no final de outubro. Desta vez, foi acompanhado pelo presidente da Fed de Chicago, Austan Goolsbee.

A favor de um corte mais profundo, declarou-se o governador Stephen Miran, recentemente nomeado pelo presidente Donald Trump, um acérrimo defensor de descidas mais acentuadas nos juros.

Segundo as previsões atualizadas dos responsáveis da Reserva Federal (Fed), mais otimistas em relação ao crescimento económico e à inflação nos EUA, poderá ser necessário reduzir as taxas de juro apenas uma vez no próximo ano.

De acordo com essas projeções, os Estados Unidos poderão registar um crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,3% em 2026 (em comparação com uma estimativa anterior de 1,8%).

A inflação também poderá ser inferior ao esperado (2,4% contra 2,6%). Já o desemprego poderá manter-se no seu nível atual (4,4%).

No comunicado final, a Fed acrescentou algumas palavras que, segundo a AFP, não passarão despercebidas aos mercados, ao considerar que "a magnitude e o momento" de possíveis ajustes adicionais nos juros dependerão da forma como a economia evoluir.

A descida dos juros foi decidida no segundo e último dia da reunião do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC), formado pelos sete membros do conselho de governadores do Sistema da Reserva Federal, o presidente do Banco da Reserva Federal de Nova Iorque e quatro dos restantes 11 presidentes do Banco da Reserva, que cumprem mandatos de um ano em regime de rotatividade.

O presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, irá deixar o cargo na próxima primavera. O conselheiro económico de Donald Trump, Kevin Hassett, é atualmente considerado o favorito para lhe suceder.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8