page view

Trump encontra solução para futuro da Venezuela

Presidente dos EUA defende união de forças para transição democrática no país ªelogios Líder republicano diz que María Corina Machado “é uma pessoa muito boa”, mas também destaca Delcy Rodríguez.

02 de fevereiro de 2026 às 01:30

Donald Trump sugeriu promover uma aproximação entre o chavismo e a oposição venezuelana, com o objetivo de facilitar uma transição democrática no país. “Temos que fazer algo a este respeito. Talvez juntar as partes e fazer algo”, afirmou o Presidente norte-americano, quando questionado sobre a eventual autorização para o regresso da líder da oposição, María Corina Machado, à Venezuela. Trump descreveu Corina Machado como “uma pessoa muito boa”, mas elogiou igualmente a atual liderança interina venezuelana, afirmando que “está a fazer um ótimo trabalho”, referindo-se à chavista Delcy Rodríguez.

O Governo dos EUA não avançou com um calendário para a transição democrática na Venezuela, após a captura do Presidente Nicolás Maduro e da mulher, Cilia Flores, no dia 3 de janeiro, durante um ataque norte-americano ao país.

Esta semana, o secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou no Senado que o objetivo da Administração Trump é alcançar uma “Venezuela democrática” através de eleições “livres e justas”, mas alertando que o processo levará tempo.

Entretanto, a embaixadora norte-americana Laura Dogu chegou no sábado a Caracas para reabrir a missão diplomática dos EUA, encerrada há sete anos, um dia depois de Delcy Rodríguez ter anunciado uma amnistia geral aos presos políticos e o encerramento do Helicoide, um centro de detenção temido pelas torturas e violações dos direitos humanos.

SAIBA MAIS

Retirada do ICE

Donald Trump ordenou a retirada dos agentes federais das manifestações em Minneapolis, no Minnesota, e outras cidades governadas pelos democratas, mas prometeu que estes continuarão a defender as instalações do Governo federal.

Criança libertada

Um juiz norte-americano ordenou que as autoridades libertem Liam Conejo Ramos, um menino de cinco anos, bem como o seu pai, de um centro de detenção no Texas, para onde foram levados após detidos num subúrbio de Minneapolis.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8