Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

36 pessoas resgatadas a seita poligâmica

O Serviço de Protecção de Menores do Estado norte-americano do Texas resgatou domingo mais 36 mulheres e crianças de um rancho da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na cidade de Eldorado. A operação elevou para 219 o número de pessoas evacuadas do complexo ocupado pela seita poligâmica.
7 de Abril de 2008 às 08:48
Warren Jeffs, líder da seita
Warren Jeffs, líder da seita FOTO: D.R.

A operação teve início na passada quinta-feira desencadeada na sequência de um telefonema feito por uma adolescente de 16 anos, que disse ter tido um filho aos 15 com um homem de 50 anos, seu marido, sendo que a lei do Texas proíbe casamentos de menores de 16 anos. Do total de pessoas já resgatadas, 159 são crianças e 18 foram colocadas sob custódia do estado, apresentando sinais de terem sido vítimas de abusos.

A seita poligâmica é liderada por Warren Jeffs, considerado o seu profeta, que cumpre actualmente uma pena de dez anos de prisão por cumplicidade na violação de uma adolescente de 14 anos, sendo ainda acusado de ter cometido vários outros crimes de incesto, conspiração e relações sexuais com menores.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)