page view

El Chapo fugiu da prisão através de um túnel

Encontrado buraco na cela.

12 de julho de 2015 às 14:52

O narcotraficante Joaquín El Chapo Guzmán fugiu da prisão no Estado do México por um túnel com 1,5 quilómetros de comprimento que ligava a um prédio fora da área prisional, informaram este domingo as autoridades mexicanas.

Numa conferência de imprensa, o titular da Comissão Nacional de Segurança, Monte Alejandro Rubido, sublinhou que na cela de El Chapo, que fugiu no sábado à noite, foi encontrado, na zona do duche, um buraco com 50 centímetros de largura e 10 metros de profundidade com um escadote.

O buraco ligava a um grande túnel com ventilação, afirmou Rubido, adiantando que a saída era num edifício que estava em construção.

Rubido também sublinhou que 18 guardas prisionais vão ser interrogados pelo Ministério Público, depois de El Chapo ter fugido no sábado pelo buraco que conduzia ao túnel.

Entretanto, com o objetivo de voltar a deter o narcotraficante, a Comissão explicou que foi montado "uma operação de localização na zona e nas estradas dos Estados vizinhos".

Preso desde 2014

O narcotraficante Joaquín El Chapo Guzmán, líder do cartel de Sinaloa, fugiu no sábado da prisão de máxima segurança do Estado do México, no centro do país, onde estava preso desde fevereiro de 2014, informaram fontes oficiais.

Num comunicado, a Comissão Nacional de Segurança sublinhou que a fuga, a segunda do narcotraficante depois da de 2001, ocorreu na noite de sábado, e El Chapo foi visto pela última vez nessa noite, quando foi tomar banho, na prisão de máxima segurança de Altiplano.

A prisão de Altiplano é uma prisão federal localizada em Almoloya de Juárez, no Estado do México, a 25 quilómetros de Toluca, a capital estatal, e a cerca de 80 quilómetros da Cidade do México.

Segundo a Comissão Nacional de Segurança, "ao prolongar-se a não visibilidade do interno, verificou-se a cela, que se encontrava vazia, pelo que, de imediato, foi emitido um alerta correspondente devido à provável evasão do mencionado recluso".

Organização em Sinaloa

Nascido em 1957, Joaquin Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, iniciou a sua carreira criminal na década de 1980 como adjunto de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara, cuja detenção, em 1989, o levou a fundar a sua própria organização em Sinaloa, o seu Estado natal.

Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de que foi extraditado para o México e, a 19 de janeiro de 2001, fugiu da prisão de Puente Grande, Estado ocidental de Jalisco, a bordo de um camião de limpezas, com a ajuda de alguns funcionários da prisão.

A última detenção, a 22 de fevereiro de 2014, foi considerada o maior golpe infligido ao narcotráfico no México, em dez anos, já que El Chapo era o criminoso mais procurado, tanto pelo México como pelos Estados Unidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8