page view

Abortada tentativa de golpe de Estado no Benim. 13 militares foram detidos

Militares tinham anunciado na manhã deste domingo a dissolução do governo do país.

07 de dezembro de 2025 às 13:18

O Governo do Benin anunciou este domingo ter abortado uma tentativa de golpe de Estado anunciado de manhã no país, segundo o ministro do Interior, num vídeo publicado na rede social Facebook.

"Na madrugada de hoje, um pequeno grupo de soldados iniciou uma revolta com o objetivo de desestabilizar o Estado e as suas instituições", acrescentou Alassane Seidou, a propósito de um aparente golpe de Estado noticiado pela agência Associated Press.

"Diante dessa situação, as Forças Armadas do Benim e a sua liderança, fiéis ao seu juramento, permaneceram comprometidas com a república", frisou.

Pelo menos 13 militares foram detidos na cidade de Cotonou, no Benim, de acordo com fontes do Exército. "Todos os detidos são militares, incluindo um que já tinha sido expulso do serviço", indicou uma fonte militar à agência France-Presse (AFP).

Entre eles estão responsáveis pela operação, embora o tenente-coronel Pascal Tigri, apontado como líder, e outro membro tenham conseguido fugir.

Um grupo de soldados surgiu este domingo na televisão estatal do Benim, país africano, a anunciar a dissolução do Governo num aparente golpe de Estado, noticiou a agência Associated Press.

O grupo, que se autointitulou Comité Militar para a Refundação, anunciou a deposição do presidente e de todas as instituições estatais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8