page view

Soldados anunciam golpe de Estado no Benim

Grupo, que se autointitulou Comité Militar para a Refundação, anunciou este domingo a deposição do presidente e de todas as instituições estatais.

07 de dezembro de 2025 às 09:43

Um grupo de soldados surgiu este domingo na televisão estatal do Benim, país africano, a anunciar a dissolução do Governo num aparente golpe de Estado, noticia a agência Associated Press.

O grupo, que se autointitulou Comité Militar para a Refundação, anunciou este domingo a deposição do presidente e de todas as instituições estatais.

Em declarações à Reuters, contudo, o ministro das Relações Exteriores, Shegun Adjadi Bakari, disse que a situação "está sob controlo". "Grande parte do exército ainda está do nosso lado e estamos a assumir o controlo da situação", referiu.

À AFP, fonte não identificada da presidência disse tratar-se de "um pequeno grupo de pessoas que controla apenas a televisão" e que "a cidade e o país estão completamente seguros."

As embaixadas da França e da Rússia recomendaram que os seus cidadãos permaneçam em casa por razões de segurança.

A embaixada dos EUA afirmou estar a seguir a situação e recomendou que as pessoas se mantivessem afastadas da área ao redor da residência presidencial.

O Presidente, Patrice Talon, está no poder desde 2016 e deveria sair em abril, após as eleições presidenciais.

No mês passado, o parlamento de Benim estendeu o mandato presidencial de cinco para sete anos, mantendo o limite de dois mandatos, relembra a AP.

Na semana passada, um golpe militar na Guiné-Bissau depôs o ex-presidente Umaro Embaló. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8