page view

Bolsonaro na tomada de posse: "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos"

Presidente do Brasil agradeceu a todos os responsáveis pela cerimónia ter decorrido dentro da normalidade.

01 de janeiro de 2019 às 16:06

A cerimónia de posse do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro decorreu durante a tarde desta terça-feira entre a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Palácio Itamaraty, com inéditas medidas de segurança e restrições à circulação da comunicação social, da população e das comitivas estrangeiras. As cerimónias começaram por volta das 14h30 locais (16h30 em Lisboa) e prolongam-se até ao início da noite.

Os ministros do governo de Jair Bolsonaro começaram a tomar posse por volta das 18h00 de Brasília (20h00 em Lisboa), assinando o compromisso de honra perante o novo presidente.

Bolsonaro faz o primeiro discurso enquanto Presidente do Brasil

"Primeiro quero agradecer a Deus por estar vivo. Com humildade volto a esta casa. Volto a esta casa, não mais como deputado, mas como presidente. Hoje estou aqui, fortalecido e honrado por estar aqui, num nperíodo de enormes desafios mas também de esperança", avançou.

"Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões", disse.

O novo Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, prometeu também realizar "reformas estruturais", considerando-as essenciais para o crescimento económico e abrir o mercado interno brasileiro ao comércio internacional "sem o viés ideológico".

"Precisamos de criar um ciclo virtuoso para a economia, que traga a confiança necessária para permitir abrir o nosso mercado ao comércio internacional, estimulando a competição, a produtividade e a eficácia sem o viés ideológico", disse o novo chefe de Estado brasileiro no discurso de tomada de posse.

Bolsonaro prometeu trazer "a marca da confiança, do interesse nacional, do livre mercado e da eficiência" à economia brasileira, acrescentando que haverá "confiança no cumprimento da regra de que o Governo não gastará mais do que arrecada e na garantia de que as regras, os contratos e as propriedades serão respeitadas".

"Brasil acima de tudo e Deus acima de todos", foi assim que terminou o discurso do Presidente brasileiro.

Jair Bolsonaro já é Presidente da República Federal do Brasil, um mandato que teve inicio esta terça-feira (1 de janeiro de 2019) e termina a 31 de dezembro de 2022. Governo de Bolsonaro assina terma de posse.

2019-01-01_17_17_24 bolsonaro.JPG
Bolsonaro na tomada de posse: "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos"

Bolsonaro presta juramento no congresso em Brasília.

Jair Bolsonaro já chegou à Catedral Metropolitana de Brasília, ao lado da sua companheira. Ouvem-se as sirenes comemorativas. Presidente segue num veículo descapotável, com vários seguranças ao lado do carro, assim como cavalos e forças policiais.

Nas ruas é possível ver muitos apoiantes de Bolsonaro, que assistem ao cortejo.

Às 16h40, Jair Bolsonaro segue para a Catedral de Brasília, com vários veículos de escolta, por forma a que tudo decorra dentro da normalidade e em segurança.

O cortejo teve início às 16h30 desta tarde. 

Marcelo fala sobre presença do Brasil na CPLP

"Eu não sei o que é que espero. Eu sei o que vou lá defender. Eu vou defender um empenho brasileiro na CPLP. Não há CPLP sem Brasil. O Brasil é uma potência mundial, é um país liderante do Mercosul, tem um peso fundamental no universo latino-americano", respondeu.

Segundo o Presidente português, "o Brasil tem de estar profundamente empenhado na CPLP" para que esta comunidade tenha "peso no mundo".

"É isso que eu vou dizer ao Presidente Bolsonaro. É isso que eu espero ouvir dizer da parte dele", acrescentou, numa alusão ao encontro entre os dois que está marcado para quarta-feira de manhã, no Palácio do Planalto, em Brasília.

No seu entender, o Brasil, "sendo uma potência mundial, naturalmente tende a privilegiar esse peso em termos de contactos bilaterais em diversos quadros em todo o mundo, mas nunca deixou de ser fiel à CPLP, nunca deixou de se empenhar na CPLP".

"Foi na presidência do Brasil que foi aprovada a nova estratégia para a CPLP", salientou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8