Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Aeroporto londrino de Gatwick suspende todos os voos por "problema de controlo do tráfego aéreo"

Pista foi encerrada durante 36 horas, em dezembro, após terem sido assinalados 'drones'.
Lusa 10 de Julho de 2019 às 19:42
Aeroporto de Gatwick, em Londres
Aeroporto de Gatwick
Aeroporto de Gatwick, em Londres
Aeroporto de Gatwick
Aeroporto de Gatwick, em Londres
Aeroporto de Gatwick
O aeroporto londrino de Gatwick suspendeu na tarde desta quarta-feira todos os voos devido a um problema de controlo do tráfego aéreo, indicou o aeroporto.

"Devido a um problema de sistemas de controlo do tráfego aéreo na torre de controlo de Gatwick, os voos estão atualmente suspensos", indicou o aeroporto na rede social Twitter, pouco antes das 18h00 locais (a mesma hora em Lisboa).

"Estamos a trabalhar com a ANS, o nosso operador de controlo do tráfego aéreo para remediar este problema o mais rapidamente possível", acrescentou o aeroporto numa referência à Air Navigation Solutions (ANS), uma companhia privada que controla os movimentos dos aviões.

O aeroporto de Gatwick colocou uma segunda mensagem cerca de 20 minutos mais tarde, para indicar que os voos permaneciam suspensos e que continuava a trabalhar com a ANS para resolver os problemas "logo que possível".

"Apresentamos as nossas desculpas e recomendamos aos passageiros que verifiquem as suas informações de voos com as [suas] companhias aéreas", indica o 'tweet' do aeroporto.

A única pista do aeroporto de Gatwick, o segundo mais importante do Reino Unido, foi encerrada durante 36 horas em dezembro, após terem sido assinalados 'drones' (aparelhos aéreos não-tripulados) nas redondezas.

Esta paragem afetou 140.000 passageiros e custou 15 milhões de libras (17 milhões de euros) à companhia aérea de baixo custo EasyJet, muito presente neste aeroporto.
Gatwick economia negócios e finanças transportes Informação sobre empresas grandes empresas Londres avião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)