Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Afeganistão: Helicóptero da NATO despenha-se em acidente e faz 31 mortos

Um helicóptero da NATO no Afeganistão despenhou-se esta madrugada naquela região, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades locais e internacionais.
6 de Agosto de 2011 às 12:00
Segundo o porta-voz das autoridades de Wardak, o helicóptero caiu durante  uma operação nocturna conjunta com as forças afegãs
Segundo o porta-voz das autoridades de Wardak, o helicóptero caiu durante uma operação nocturna conjunta com as forças afegãs FOTO: EPA/Foto ilustrativa

Trinta e um membros das forças especiais norte-americanas  morreram na queda de um helicóptero na noite de sexta-feira para hoje na  província central afegã de Wardak, anunciou a presidência afegã num comunicado. 

Esta é uma das perdas mais importantes para a coligação no Afeganistão  num único acontecimento desde o início do conflito no final de 2001.  

"O presidente da República Islâmica do Afeganistão, Hamid Karzai, dirige  as suas condolências após a queda de um helicóptero da NATO e da morte de  31 membros das forças especiais norte-americanas", indica o comunicado. 

Sete militares afegãos - membros das forças especiais afegãs segundo o Ministério da Defesa -- também morreram devido ao despenhamento do helicóptero,  adianta o texto da presidência, que não precisa as causas do acidente.  

A NATO tinha confirmado antes que um dos seus helicópteros se tinha despenhado, sem fornecer um balanço, precisar a nacionalidade dos ocupantes  ou a origem da queda.  

Os rebeldes talibãs, contactados pela agência noticiosa francesa AFP,  afirmaram ter abatido o helicóptero, embora os insurgentes reivindiquem  por vezes ações de que não são responsáveis.  

Segundo o porta-voz das autoridades de Wardak, o helicóptero caiu durante  uma operação nocturna conjunta com as forças afegãs. Não soube precisar se o aparelho foi ou não abatido.   

helicóptero feganistão acidente NATO. talibãs
Ver comentários