page view

Amor daqui até à Lua: Astronautas da Artemis II querem batizar cratera lunar com nome de esposa falecida do comandante

NASA explica que, habitualmente, características de planetas e outros elementos espaciais recebem nomes de cientistas e outros profissionais da área, mas há exceções.

07 de abril de 2026 às 09:26
A carregar o vídeo ...

Emoção na Artemis II: Astronautas querem batizar cratera na Lua com nome da falecida mulher do comandante da missão

AP

Os astronautas da missão Artemis II já fizeram história ao atravessar e testemunhar a face oculta da Lua, mas a marca de Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen não fica por aqui.

Durante a observação da superfície lunar, os membros da tripulação conseguiram identificar novas crateras do satélite natural da Terra que ainda estavam por nomear. Numa homenagem profundamente emotiva, os astronautas anunciaram que gostariam de batizar uma dessas crateras de Carroll - o nome da falecida esposa do comandante da missão, Reid Wiseman.

"Não importa quão longe viajamos, aqueles que amamos permanecem connosco", foi uma das frases que a NASA escreveu na descrição do vídeo do momento, partilhado nas redes sociais.

No vídeo, Jeremy Hansen, especialista da missão, explica que a cratera em questão localiza-se na 'fronteira' entre a parte visível e a parte oculta da Lua, pelo que, dado o movimento de rotação natural será possível observar a cratera "Carroll" a partir da Terra algumas vezes.

O momento foi selado com um emotivo abraço entre Jeremy e Reid.

A NASA explica que, habitualmente, características de planetas e outros elementos espaciais recebem nomes de cientistas e outros profissionais da área, mas há exceções, como a montanha lunar Mount Marilyn, que recebeu este nome em homenagem à esposa de Jim Lovell, durante a missão Apollo 8. 

A tripulação da Artemis II já iniciou a viagem de regresso à Terra, depois de ter atravessado com sucesso a face oculta da Lua. Durante cerca de 40 minutos, os astronautas estiveram incontactáveis - situação que estava já prevista desde o início da missão. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8