page view

Antigo presidente francês Nicolas Sarkozy começa pena de prisão de cinco anos na próxima semana

Será o primeiro líder francês do pós-guerra e primeiro líder de um país da União Europeia a servir tempo de cadeia.

13 de outubro de 2025 às 18:20

O antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy, deverá apresentar-se numa prisão de Paris no dia 21 de outubro, na próxima semana, para começar a cumprir uma sentença de cinco anos por aceitar ilegalmente fundos ilegais do antigo líder da Líbia, Muammar Gaddafi, para financiar a campanha presidencial de 2007.

Sarkozy irá cumprir a pena na prisão Santé em Paris, informaram os procuradores franceses, segundo a agência AFP citada pela France 24. Os procuradores informaram Sarkozy sobre os detalhes da detenção, durante uma breve reunião formal na tarde desta segunda-feira.

O antigo presidente nega ter cometido algum crime e considera que o veredito é um "escândalo". O líder francês entre 2007 e 2012 foi condenado no final de setembro e tentou recorrer da decisão imediatamente. Espera-se que haja um novo julgamento nos próximos meses.

Sarkozy será o primeiro líder francês do pós-guerra e primeiro líder de um país da União Europeia a servir tempo de cadeia.

Acredita-se que haverá medidas de segurança especiais, pelo que o antigo presidente deverá ser colocado numa unidade para prisioneiros vulneráveis ou numa cela solitária.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8