page view

Arranque das festas de San Fermín em Espanha ensombrado por denúncia de agressão sexual

Quatro homens foram detidos. Autoridades estão a investigar.

07 de julho de 2024 às 14:12

Quatro homens foram detidos, em Pamplona, Espanha, por suspeitas de várias agressões sexuais a uma mulher, na noite de 6 de julho, nas festas de San Fermín. Segundo o La Vanguardia, as agressões foram denunciadas e a Câmara Municipal de Pamplona ativou o protocolo municipal.

De acordo com a mesma fonte, foi realizada uma reunião do Conselho de Porta-Vozes, onde foi aprovada uma declaração da Câmara Municipal, que refere que "como instituição pública" assume "uma atitude empenhada face às agressões sexuais e manifesta a sua firme intenção de continuar a trabalhar nesse sentido".

"Manifestamos o nosso total repúdio e condenação da agressão sexual ocorrida em Pamplona e manifestamos o nosso apoio e solidariedade absolutos para com a mulher e a sua comitiva, bem como o maior respeito pela preservação dos seus direitos e da sua privacidade", referem.

O movimento feminista também convocou uma manifestação para este domingo, às 21h30, na Plaza del Castillo, em Pamplona, para condenar "os diferentes abusos sexuais cometidos a 6 de julho".

O La Vanguardia avança ainda que desde o início das festividades já foram realizadas 58 detenções e recebidas 259 queixas por vários crimes.

As festas de San Fermín realizam-se anualmente em Pamplona, entre 6 de julho e 14 do mesmo mês, em honra do primeiro bispo e patrono da cidade: S. Fermín.

Nos dias festivos as ruas da cidade da região de Navarra enche-se de milhares de pessoas com a tradicional roupa branca e um lenço vermelho. As largadas de touros também são habituais.

Em 2016, o mediatismo da tradição foi substituído por uma violação polémica. Nesse ano, cinco membros do grupo 'La Manada' violaram em grupo uma jovem, de 18 anos. O crime foi gravado e partilhado pelos próprios.Entre os violadores estava um membro da Guardia Civil e outro do exército.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8