page view

Associações espanholas apelam a turistas para não irem a Maiorca

Intitulada "Maiorca não é o paraíso que vos estão a vender", a carta aberta é uma denúncia sobre os problemas decorrentes do aumento do turismo nesta ilha.

15 de março de 2025 às 22:07

Sete organizações ambientalistas da ilha de Maiorca, em Espanha, escreveram uma carta aberta, em várias línguas, pedindo aos turistas que não viajem para a ilha, por causa do turismo massificado.

Intitulada "Maiorca não é o paraíso que vos estão a vender", a carta aberta é uma denúncia sobre os problemas decorrentes do aumento do turismo nesta ilha, com impacto no ecossistema, na deterioração dos serviços públicos, na gentrificação e no aumento do custo de vida.

As sete associações e organizações acusam ainda a indústria hoteleira e os políticos de darem mais importância aos seus interesses económicos em detrimento do bem-estar dos habitantes da ilha.

"A população local está farta e já não somos hospitaleiros, porque estão a destruir a terra que amamos; e muitos moradores têm de emigrar porque a ilha tornou-se inabitável", lê-se na carta aberta.

Por isso, deixam um apelo: "Está na hora de vos pedir que não venham. Não precisamos de mais turistas, aliás, vocês são a causa do problema".

No verão passado, várias cidades de Espanha foram palco de manifestações de alerta contra uma saturação da atividade turística, pelo esgotamento de recursos e impactos graves no mercado da habitação.

Em 2023, Espanha foi o segundo destino turístico do mundo, depois de França, e recebeu 86 milhões de visitantes estrangeiros, segundo estatísticas oficiais.

As ilhas Baleares, no Mediterrâneo, onde vivem cerca de 1,2 milhões de pessoas, receberam 14,4 milhões de turistas em 2023.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8