page view

Ataque suicida a coluna da NATO faz vários mortos no Afeganistão

Ataque aconteceu junto ao aeroporto de Kandahar, no sul do País.

02 de agosto de 2017 às 11:41

Um rebelde suicida atacou esta quarta-feira uma coluna de militares da NATO na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, e causou um número indeterminado de vítimas, referiram fontes oficiais à agência de notícias espanhola EFE.

"O ataque, cuja autoria foi reivindicada pelos talibãs, aconteceu por volta das 12h20 locais (08h50 em Lisboa) no distrito policial número cinco de Kandahar, capital da província de mesmo nome", indicou o porta-voz do governador regional, Samim Khpalwak.

De acordo com o porta-voz, "o ataque suicida com um carro armadilhado aconteceu quando a coluna das tropas internacionais estava a passar pela área", referindo ainda que o local do atentado encontra-se na direção de uma importante base das forças dos Estados Unidos.

A missão aliada no Afeganistão confirmou à EFE que uma das colunas foi atacada e que o atentado "causou vítimas", sem dar mais detalhes.

As forças de segurança do Afeganistão foram deslocadas para a zona e estão a tratar de esclarecer o número de vítimas, declarou uma fonte das autoridades afegãs.

Os talibãs reivindicaram a autoria do atentado através de uma mensagem do seu porta-voz, Qari Yusuf Ahmadi, na sua conta na rede social Twitter.

A NATO conta no Afeganistão com cerca de 13.000 efetivos em tarefas de assessoria e treinamento, sendo que os Estados Unidos mantêm cerca de 8.400 efetivos, como parte desta operação de assistência e de tarefas antiterroristas.

Os Estados Unidos estudam uma nova estratégia para as suas forças no Afeganistão, apesar de a NATO ter pedido recentemente aos países membros um aumento das suas tropas para apoiar a missão no país.

Desde o fim da missão de combate da NATO, em janeiro de 2015, os rebeldes ganharam terreno em diversas partes do Afeganistão e na atualidade controlam, têm influência ou lutam contra o Governo afegão em pelo menos 43% do território, segundo dados dos Estados Unidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8