page view

Aterragem de emergência mata 47 pessoas

Os ventos fortes provocados pela passagem do tufão 'Matmo' terão estado na origem do acidente. (Atualizada às 18h48)

23 de julho de 2014 às 14:14

Quarenta e sete pessoas morreram, esta quarta-feira, na sequência da queda de um avião que realizava a manobra de aproximação à pista do aeroporto de Magong, na ilha Penghy, a oeste de Taiwan. Outras 11 ficaram feridas. A bordo seguiam 58 pessoas, 54 delas eram passageiros e as outras quatro tripulantes.

Ventos fortes terão estado na origem do acidente com um avião da companhia aérea TransAsia. O avião é um bimotor ATR 72 e despenhou-se na segunda tentativa de aterragem. Na ocasião, a zona apresentava más condições meteorológicas, com chuvas fortes e escassa visibilidade. O tufão 'Matmo' assolou Taiwan na quarta-feira, trazendo consigo chuvas e ventos fortes que obrigaram ao fecho dos mercados financeiros e das escolas da ilha. Após passar por Taiwan, o tufão dirigiu-se para a China e perdeu intensidade, tornando-se uma tempestade tropical.

"Transportámos 11 pessoas ao hospital com ferimentos. Alguns edifícios de apartamentos devolutos adjacentes à pista pegaram fogo, mas ninguém estava lá dentro no momento e o fogo já foi extinto", afirmou Wen Hsi-Guang, um porta-voz dos bombeiros locais. Cerca de 100 bombeiros foram enviados para o local, bem como 152 militares e 255 policiais, acrescentou a mesma fonte.

Vários canais de televisão da ilha mostraram imagens do presidente da TransAsia, Chooi Yee-Choong, a curvar-se em desculpas após o acidente. "Expressamos as nossas mais profundas desculpas a todos para este evento infeliz", afirmou o líder da companhia aérea.

A TransAsia Airways é uma companhia aérea com sede em Taiwan. Tem uma frota de cerca de 23 aeronaves, operando principalmente voos de curta distância em rotas domésticas. Para além dos voos em Taiwan, a companhia opera em ligações com a China continental, o Japão, a Tailândia e o Camboja.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8