Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Autor de atentado de Boston transferido

Prisão de máxima segurança recebe bombista.
18 de Julho de 2015 às 08:22
A 'Supermax' é considerada a prisão federal mais segura do país
A 'Supermax' é considerada a prisão federal mais segura do país FOTO: Reuters
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou, na sexta-feira, que o recluso Dzhokhar Tsarnaev, condenado formalmente à morte pelos atentados da maratona de Boston de 2013, foi transferido para uma prisão de máxima segurança.

Na 'Supermax', considerada a prisão federal mais segura do país, cumprem penas reclusos como Ramzi Yousef, condenado pelo ataque terrorista de 1993 contra o World Trade Center, e Zacarias Moussaoui, condenado pelos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington.

Tsarnaev encontrava-se num outro estabelecimento prisional, USP Florence, também localizado no estado norte-americano do Colorado.

As autoridades tinham de decidir se o enviavam para a Supermax (atendendo à previsivelmente longa fase de recurso) ou para Terre Haute, no Indiana.

Pena de morte
O juiz federal George A. O'Toole Jr, encarregado do caso, ditou, no passado 24 de junho, a "pena de morte por execução" contra Tsarnaev por ter perpetrado com o irmão mais velho o duplo atentado de 15 de abril de 2013, que fez três mortos e 264 feridos.

Duas bombas artesanais explodiram junto à meta da popular maratona de Boston, no estado de Massachusetts, nordeste do país, num duplo atentado considerado o mais grave em solo norte-americano desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Dzhokhar Tsarnaev Departamento de Justiça dos Estados Unidos Boston maratona atentado
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)