page view

Autoridades italianas emitem ordem de abate para urso em vias de extinção após ataque a pai e filho

Caso aconteceu no monte Peller, a norte de Trento. Os dois homens caminhavam na zona quando foram surpreendidos pelo animal.

27 de junho de 2020 às 17:30

As autoridades italianas ordenaram o abate de um urso em vias de extinção depois deste ter atacado dois homens.

O caso aconteceu no monte Peller, a norte de Trento, Itália, quando pai e filho caminhavam e foram surpreendidos pelo animal.

Numa entrevista ao New York Times, filho, um jovem com 28 anos, afirmou que o urso apareceu atrás de um arbusto, enquanto caminhava "área normalmente pacífica".

O animal acabou por arranhar Christian Misseroni: "não tive tempo de reagir", relembra. O pai, Fabio Misseroni, tentou socorrer o filho, mas foi igualmente mordido numa perna. O jovem acabou por distrair o animal e afastá-lo através de gritos e gestos.

Em declarações ao jornal L'Adige, o pai afirma que o momento que viveram terminou de forma "milagrosa", uma vez que o animal podia ter matado os dois.

As roupas com vestígios de sangue serão usadas para extrair ADN de forma a identificar o urso.

O presidente da região de Trentino, Maurizio Fugatti, membro do partido nacionalista da Liga do Norte, assinou a autorização para o abate do animals, mas o ministro do ambiente italiano tomou já uma posição junto daqueles que pedem a suspensão da medida.

"Confio na conciliação da salvaguarda da segurança pública com a conservação e proteção das espécies selvagens", afirmou o ministro Sergio Costa numa carta endereçada ao governador.Vários grupos de direitos animais exigiram também o boicote da ordem de abate.

Segundo dados oficiais, a província de Trentino tem entre 82 e 93 ursos desta espécie ameaçada, já sujeita a um programa da União Europeia para recuperação de ursos alpinos.

Mas cartazes foram colocados por um grupo de direitos dos animais na sexta-feira exigindo um boicote da região por causa de sua ordem.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8