Saiba quais são os principais desenvolvimentos deste caso.
Um avião que partiu de Charles de Gaulle com destino ao Cairo despenhou-se no Mediterrâneo esta madrugada.15h37: A reunião de chefes de Governo e de Estado socialistas e progressistas da União Europeia, prevista para sexta-feira em Roma com a presença do primeiro-ministro português António Costa, foi cancelada devido à queda do avião da Egyptair.15h35: O ministro egípcio da aviação civil admitiu hoje que um "ataque terrorista" pode ser a explicação "mais provável" para a queda do avião da EgyptAir que efetuava de madrugada a ligação Paris-Cairo com 66 pessoas a bordo. 14h35: Foi oficialmente aberto um inquérito pelas autoridades egípcias, a pedido do procurador.14h30: O chefe dos serviços secretos russo afirmou que tudo aponta para que a causa do desaparecimento do aparelho egípcio tenha sido um atentado terrorista. 14h00: A Al Arabiya adianta que foram encontrados dois corpos no Mediterrâneo. Já a agência Reuters garante que foram avistados dois grandes objetos plásticos a flutuar a 80 kms a sudeste do local onde o avião terá caído. Os destroços em causa estão a 50 quilómetros da ilha de Karpatos, tratando-se de pedaços de plástico com cordas cor de laranja.12h43: Já se sabem mais pormenores sobre o português que terá perdido a vida no malogrado voo da Egyptair. Chama-se João Silva, tem 62 anos e trabalhava na Mota-Engil. 12h32: O CM conseguiu chegar à fala com o capitão do primeiro navio acionado para procurar os destroços. Leia aqui a entrevista exclusiva.12h00: O ministro da Defesa grego declarou à Agência Reuters que o avião terá feito "manobras bruscas" antes de cair. 11h40: Hollande anunciou a abertura de um inquérito.11h24: Francois Hollande, presidente francês, confirma que o avião se despenhou. Durante uma conferência de imprensa, não adiantou, no entanto, quaisquer hipóteses para o porquê desta tragédia.10h50: Pelo menos um cidadão de nacionalidade portuguesa seguia a bordo do avião. Teria 62 anos e vivia em Joanesburgo, África do Sul. 10h45: Já há imagens dos procedimentos de busca no Mediterrâneo. Veja o vídeo.10h01: Há relatos de que os destroços do avião já terão sido localizados. Confirma-se a teoria de que os mesmos poderão encontrar-se entre a ilha de Karpathos e a costa africana.10h00: A Airbus também já enviou um comunicado, onde reitera o desaparecimento do avião "sob o mar Mediterrâneo". A companhia confirma que o aparelho em questão foi construído em 2003 e que já acumulava cerca de 48 mil horas de voo, deixando mais pormenores para uma próxima comunicação oficial. 09h51: Ainda não há confirmação oficial de que o avião se terá mesmo despenhado, mas o site MarineTraffic, um localizador de embarcações em tempo real, mostra que oito barcos foram destacados para o local.08h45: Fontes do aeroporto grego confirmam que o avião se terá despenhado perto da ilha grega de Karpathos.08h25: O primeiro ministro egípcio recusa-se a descartar quaisquer possibilidades quanto ao motivo do desaparecimento do avião da Egyptair.07h41: Diversas testemunhas entrevistadas pelos meios de comunicação social gregos garantem ter visto uma "bola de fogo" no céu, no espaço que o avião estaria a sobrevoar nesse momento. 07h29: As autoridades de aviação egípcias confirmam que o avião se despenhou. 07h00: O primeiro ministro egípcio chega ao centro de crise da Egyptair no aeroporto do Cairo e garante que está a acompanhar a situação. As autoridades fazem o primeiro briefing com a presença do ministro da aviação egípcia, que não confirma nem desmente o cenário mais avançado: que o avião se terá despenhado no Mediterrâneo. 06h53: O presidente da República da França está em conversações com o presidente egípcio para cooperar com as autoridades locais e descobrir o que aconteceu ao avião desaparecido.06h40: O centro de crise entra em contacto com as autoridades e as famílias começam a chegar ao local para saberem novidades e serem acompanhadas por médicos e psicólogos, com a ajuda de tradutores. 05h30: São disponibilizados os números de emergência e começam a ser contactadas as famílias dos passageiros.05h00: Começam a surgir as primeiras informações sobre os passageiros: seguiam a bordo 30 egípcios, 15 franceses, dois iraquianos, um britânico, um belga, um saudita, um quaitiano, um sudanês, um chadiano, um argelino e um canadiano. Um dos passageiros tem nacionalidade portuguesa. 04h41: A Egyptair informa, através da sua conta na rede social Twitter, que já informou as autoridades do desaparecimento e as equipas de resgate foram acionadas.04h30: O avião, construído em 2003, estava a cumprir a quinta viagem do dia quando desapareceu do radar a 37 mil pés. O capitão responsável pelo voo tem 6275 horas de voo, onde se incluem 2101 horas no Airbus A320. O copiloto tem 2766 horas de experiência.
10h01: Há relatos de que os destroços do avião já terão sido localizados. Confirma-se a teoria de que os mesmos poderão encontrar-se entre a ilha de Karpathos e a costa africana.
10h00: A Airbus também já enviou um comunicado, onde reitera o desaparecimento do avião "sob o mar Mediterrâneo". A companhia confirma que o aparelho em questão foi construído em 2003 e que já acumulava cerca de 48 mil horas de voo, deixando mais pormenores para uma próxima comunicação oficial.
09h51: Ainda não há confirmação oficial de que o avião se terá mesmo despenhado, mas o site MarineTraffic, um localizador de embarcações em tempo real, mostra que oito barcos foram destacados para o local.
08h45: Fontes do aeroporto grego confirmam que o avião se terá despenhado perto da ilha grega de Karpathos.
08h25: O primeiro ministro egípcio recusa-se a descartar quaisquer possibilidades quanto ao motivo do desaparecimento do avião da Egyptair.
07h41: Diversas testemunhas entrevistadas pelos meios de comunicação social gregos garantem ter visto uma "bola de fogo" no céu, no espaço que o avião estaria a sobrevoar nesse momento.
07h29: As autoridades de aviação egípcias confirmam que o avião se despenhou.
07h00: O primeiro ministro egípcio chega ao centro de crise da Egyptair no aeroporto do Cairo e garante que está a acompanhar a situação. As autoridades fazem o primeiro briefing com a presença do ministro da aviação egípcia, que não confirma nem desmente o cenário mais avançado: que o avião se terá despenhado no Mediterrâneo.
06h53: O presidente da República da França está em conversações com o presidente egípcio para cooperar com as autoridades locais e descobrir o que aconteceu ao avião desaparecido.
06h40: O centro de crise entra em contacto com as autoridades e as famílias começam a chegar ao local para saberem novidades e serem acompanhadas por médicos e psicólogos, com a ajuda de tradutores.
05h30: São disponibilizados os números de emergência e começam a ser contactadas as famílias dos passageiros.
05h00: Começam a surgir as primeiras informações sobre os passageiros: seguiam a bordo 30 egípcios, 15 franceses, dois iraquianos, um britânico, um belga, um saudita, um quaitiano, um sudanês, um chadiano, um argelino e um canadiano. Um dos passageiros tem nacionalidade portuguesa. 04h41: A Egyptair informa, através da sua conta na rede social Twitter, que já informou as autoridades do desaparecimento e as equipas de resgate foram acionadas.
04h30: O avião, construído em 2003, estava a cumprir a quinta viagem do dia quando desapareceu do radar a 37 mil pés. O capitão responsável pelo voo tem 6275 horas de voo, onde se incluem 2101 horas no Airbus A320. O copiloto tem 2766 horas de experiência.
04h26: Está confirmado: o avião está mesmo desaparecido.
03h15: Esta era a hora esperada de aterragem do A320, no Egito. O voo MS804 nunca chegou ao Cairo.
04h26: Está confirmado: o avião está mesmo desaparecido. 03h15: Esta era a hora esperada de aterragem do A320, no Egito. O voo MS804 nunca chegou ao Cairo. 02h45: Já não há resposta do avião da Egyptair. 02h30: A Egyptair recebe um sinal dos dispositivos de emergência do avião. Começam as contradições: as forças militares egípcias negam ter recebido qualquer sinal. 02h29: Pouco depois de entrar no espaço aéreo egípcio, o avião desaparece dos radares, a 280 quilómetro da costa africana. 02h26: O aparelho deixa de responder às comunicações aéreas. Estava a 37 mil pés de altitude. 22h09: Um Airbus A320 da EgyptAir, sai do aeroporto parisiente de Charles de Gaulle em direção ao Cairo, no Egito, com 66 pessoas a bordo, entre elas dois pilotos, cinco assistentes de bordo, três seguranças uma criança e dois bebés.
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