Bebé desnutrido morre após dieta de leite de aveia e arroz

Pais acreditavam que criança de sete meses era intolerante a glúten e lactose.
25.05.17
  • partilhe
  • 3
  • +

Um bebé de sete meses morreu desnutrido depois de ser submetido a uma dieta sem glúten e lactose. O caso, que aconteceu em Beveren, na Bélgica, está a gerar discussões por todo o mundo.

Os pais de Lucas acreditavam que o filho era intolerante ao glúten e lactose e, sem orientação médica, ou exame que comprovasse qualquer tipo de restrição alimentar, decidiram alimentar o bebé com produtos alternativos, compostos por leite de quinoa, de arroz e aveia.

O caso aconteceu em 2014, mas só agora é que Sandrina V. e Peter S. estão a ser julgados. Se forem condenados, a pena de prisão pode ir até aos 18 meses.

Os procuradores acusam os pais de Lucas de serem os responsáveis pelo grave estado de saúde da criança. Os médicos que atenderam o bebé descrevem-no como extremamente magro – pesava apenas quatro quilos, menos de metade do peso ideal -, com um tamanho muito menor do que o considerado saudável e ofegante.

A autópsia revelou também que o estômago do bebé estava completamente vazio.

"Os pais diagnosticaram intolerância a glúten e alergia a lactose ao filho por conta própria. Nenhum médico tinha registo sobre Lucas e o serviço de proteção de menores também não sabia nada dele", disseram os procuradores que estão à frente do caso.

De acordo com o The Independent, procuradores acusam também o casal de levar o filho "a morrer à fome" a um consultório especializado em homeopatia em vez de o levar às urgências. Lucas só foi para o hospital quando o homeopata viu o que realmente se passava, mas aí, já o seu estado de saúde era, segundo os médicos, irreversível.

Sandrina e Peter dizem que não notaram nada incomum no comportamento do filho.

"Às vezes ele ganhava peso, outras vezes perdia. Nunca desejamos a morte do nosso filho", garantiu a mãe de Lucas ao Daily Mail.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De anouck25.05.17
    São duplamente ignorantes! Primeiros fazem um diagnóstico médico por conta própria. Depois dão-lhe aveia, que é um dos alimentos com mais glúten que existe!
2 Comentários
  • De racejay_goog26.05.17
    ...e também não devia de estar vacinado, até aposto..!
    Responder
     
     0
    !
  • De anouck25.05.17
    São duplamente ignorantes! Primeiros fazem um diagnóstico médico por conta própria. Depois dão-lhe aveia, que é um dos alimentos com mais glúten que existe!
    Responder
     
     0
    !