page view

Bolsonaro pode ser condenado a 43 anos de cadeia

PGR pediu a pena máxima para o ex-presidente brasileiro, acusado de liderar tentativa de golpe de Estado.

16 de julho de 2025 às 01:30

O Procurador-Geral da República (PGR) brasileiro, Paulo Gonet, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro nos cinco crimes pelos quais está a ser julgado naquele tribunal, o principal dos quais tentativa de golpe de Estado. Gonet defendeu a condenação nas alegações finais da acusação, última fase antes do início do julgamento pelos juízes, que, se concordarem, poderão sentenciar o antigo presidente a até 43 anos de prisão.

No documento, com mais de 500 páginas, o PGR dá como provada a participação de Bolsonaro nos cinco crimes de que o acusou em Fevereiro, nomeadamente, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do estado democrático de direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património tombado. No texto, Gonet acusa Jair Bolsonaro de ser o articulador e líder de toda a trama e que as provas apresentadas deixam claro que ele agiu de forma sistemática ao longo do seu mandato (2019-2022) e, principalmente, após a derrota nas urnas em 2022, para incitar à insurreição e à rutura do estado de direito.

“As ações de Jair Messias Bolsonaro não se limitaram a uma postura passiva de resistência à derrota, mas configuraram uma articulação consciente para gerar um ambiente propício à violência e ao golpe”, especifica o Procurador-Geral, reiterando a acusação contra Bolsonaro e os outros sete arguidos no chamado 'Núcleo Crucial', o principal dos cinco em que a acusação dividiu o processo, que tem ao todo 33 arguidos, e de onde saíam as diretrizes e as ordens para os demais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8