page view

Bolsonaro substitui quarto ministro em menos de seis meses

Presidente do Brasil substituiu o general Floriano Peixoto Neto por Jorge António de Oliveira Francisco.

21 de junho de 2019 às 22:00

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que assumiu o cargo há menos de seis meses, anunciou a troca do seu quarto ministro nesse curto espaço de tempo.

Desta vez quem sai é o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, o general Floriano Peixoto Neto, mas, ao contrário dos três anteriores, não por ter desagradado ao presidente mas porque recebeu uma nova missão.

Floriano Peixoto, que ocupava aquele desde o final de fevereiro, foi nomeado por Bolsonaro como novo presidente da gigantesca empresa dos Correios, substituindo o também general Juarez Cunha, demitido pelo chefe de Estado publicamente e de forma considerada bastante inapropriada.

Na semana passada, durante um pequeno-almoço com jornalistas, Bolsonaro tinha avançado que ia demitir o general por este, na opinião do presidente, se comportar "como um sindicalista", ao invés de membro do governo, por ser contra a privatização da empresa que comandava.

Bolsonaro quer privatizar dezenas de empresas públicas, como os Correios e parte da própria Petrobrás, a jóia da Coroa brasileira, mas Juarez considerava isso um erro. Floriano Peixoto, por outro lado, já comandava na sua pasta o plano de privatizações e é favorável à concessão dos Correios à iniciativa privada.

Para o lugar de Floriano Peixoto Neto como ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência Bolsonaro anunciou esta sexta-feira um outro militar, o major da Polícia Militar Jorge António de Oliveira Francisco.

Antes de Floriano, Bolsonaro já tinha demitido o primeiro ministro da pasta, Gustavo Bebianno, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, e, dias atrás, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, neste último caso por imposição de Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente brasileiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8