page view

Bombista em casamento na Turquia era criança

Suicida tinha entre 12 e 14 anos.

21 de agosto de 2016 às 14:05

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou este domingo que o bombista suicida responsável pelo atentado num casamento na cidade turca Gaziantep, que provocou pelo menos 51 mortos, tinha entre 12 e 14 anos.

"A explosão resultou de bombista suicida com idade entre 12 e 14 anos que ou detonou [a bomba] ou foi detonada por outros", afirmou Erdogan, numa conferência de imprensa em Istambul.

O Presidente turco reiterou a informação anteriormente avançada de que o ataque terá sido perpetrado pelo grupo 'jihadista' que se autoproclama de Estado Islâmico (também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh).

Erdogan disse aos jornalistas que o balanço do número de mortos neste atentado subiu para 51, mais um do que os dados avançados anteriormente pelo governador de Gaziantep.

No total, 94 pessoas ficaram feridas no ataque, incluindo os noivos, que sobreviveram.

"Donde quer que este terror venha, isso não nos muda. Como nação, usaremos toda a nossa força, unidos, ombro a ombro, para lutar contra o terrorismo como o fizemos em 15 de julho", acrescentou Erdogan, referindo-se à recente tentativa de golpe de Estado na Turquia.

EUA condenam ataque

"Os Estados Unidos condenam de forma veemente o ataque terrorista de ontem [sábado] em Gaziantep", no sudeste da Turquia, referiu o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Ned Price, num comunicado.

"Os autores de ato bárbaro atentaram cínica e cobardemente contra uma boda, matando dezenas de pessoas e deixando muitas outras feridas", acrescentou Price, salientando que os Estados Unidos se mantêm "junto da Turquia, defendendo a democracia contra todas as formas de terrorismo".

Neste âmbito, sublinhou que a visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à capital turca, Ancara, na quarta-feira, servirá para reafirmar o compromisso "de trabalhar conjuntamente com a Turquia", um "parceiro valioso e aliado da NATO", para enfrentar "o flagelo do terrorismo".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8