page view

Brasil avança com um pedido de consultas à OMC contra tarifas de Trump

Tarifa norte-americana às importações brasileiras afetará produtos como carne e café, embora deixe de fora outras exportações relevantes, como aviação e ferro.

04 de agosto de 2025 às 23:57

O Governo do Brasil iniciou esta segunda-feira um processo para solicitar consultas com os Estados Unidos, sob a égide da Organização Mundial do Comércio (OMC), sobre as tarifas aplicadas às importações do país.

A Câmara de Comércio Exterior, um órgão dependente do Governo, autorizou o país a solicitar a realização de consultas com os EUA, um processo de resolução de disputas bilaterais, embora a decisão final seja do presidente brasileiro, Lula da Silva.

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, disse durante uma conferência de imprensa que Lula ainda deve determinar "quando e como" usar esse mecanismo.

O processo de resolução de disputas entre os Estados-Membros da OMC prevê um período de 60 dias para a realização das consultas.

Se o país reclamante não ficar satisfeito com o resultado das discussões, pode solicitar a criação de um "grupo especial", a fase seguinte deste mecanismo que pode resultar na imposição de compensações.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na semana passada o decreto que estabelece uma tarifa de 50% sobre uma parte importante das importações brasileiras e que deve entrar em vigor na quarta-feira.

A tarifa afetará produtos como carne e café, embora deixe de fora outras exportações relevantes, como aviação e ferro.

No entanto, o ministro das Finanças brasileiro, Fernando Haddad, afirmou esta segunda-feira que o Governo continua a negociar com os EUA para tentar evitar a entrada em vigor das tarifas, e apontou a possibilidade de incluir um acordo sobre terras raras nas discussões. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8