page view

Brasil concede asilo à mulher do ex-presidente do Peru após condenação à prisão

Nadine Heredia Alarcón e Ollanta Humala foram condenados por corrupção.

16 de abril de 2025 às 17:39

O Brasil concedeu asilo diplomático a Nadine Heredia Alarcón, mulher do ex-presidente do Peru Ollanta Humala, depois de ter sido condenada a uma pena de prisão e de se ter refugiado na embaixada brasileira em Lima esta terça-feira. Nadine, acompanhada do filho menor do casal, chegou a Brasília perto do meio-dia desta quarta-feira, 16, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado ao Peru por Lula da Silva para a tirar do país.

A esposa de Humala refugiou-se na Embaixada do Brasil minutos antes de ser conhecida a sentença de um tribunal peruano que a condenou e ao marido a 15 anos de prisão por corrupção. Humala, que governou o Peru entre 2011 e 2016, foi acusado de ter recebido “luvas” da antiga construtora brasileira Odebrecht, que mudou de nome e hoje se chama Novonor, que tinha várias obras naquele país.

Assim que Nadine entrou na representação diplomática brasileira e manifestou o seu pedido de asilo, o Itamaraty, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil, entrou em contacto com o governo de Lima e negociou um salvo-conduto para tirar a ex-primeira-dama de território peruano. A presidente do Peru, Dina Boluarte, facilitou a concessão da autorização para Nadine cruzar a capital peruana até ao aeroporto, e Lula, numa medida que está a suscitar críticas, enviou o avião militar para a buscar, enquanto Humala ficou no Peru para cumprir a pena. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8