Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Parlamento britânico aprova adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia

Duração do adiamento fica ainda por saber.
14 de Março de 2019 às 17:23
Theresa May
Theresa May FOTO: Reuters
A moção do governo britânico a solicitar a extensão do artigo 50.º foi aprovada, pelo que Londres irá solicitar a Bruxelas o adiamento do Brexit. Fica ainda por saber a duração do adiamento. 

Parlamento rejeitou emenda do segundo referendo do Brexit 
O Parlamento britânico rejeita esta quinta-feira ao início da tarde a emenda para segundo referendo sobre o Brexit por esmagadora maioria. 334 deputados votaram contra e 85 votaram a favor.

Esta emenda foi apresentada pela ex-deputada conservadora Sarah Wollaston (que agora integra um Grupo Independente no parlamento composto por parlamentares que cindiram dos "tories" e dos trabalhistas). 
Este chumbo era já mais que certo, sobretudo depois de o Partido Trabalhista de Jeremy Corbyn ter anunciado que iria abster-se por considerar que não é este o momento oportuno para colocar esta hipótese em cima da mesa. Ainda assim, houve 25 deputados do "labour" a furar a orientação de voto e a apoiar a convocação de um segundo referendo. 

Recorde-se que após longos meses de indefinição, há poucas semanas Corbyn clarificou que os trabalhistas poderão apoiar uma nova consulta popular somente depois de verificada a impossibilidade de estabelecer uma união aduaneira com a UE

Como recorda o The Guardian, esta não é a primeira vez que a realização de outro referendo é rejeitada pela Câmara dos Comuns, que em dezembro de 2017 discutiu e votou essa possibilidade, na altura vencendo também o não à devolução da decisão aos eleitores.
Brexit política emenda referendo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)