page view

Bruxelas pede fiscalização de emissões duvidosas

Escândalo de manipulação.

26 de setembro de 2015 às 11:53

A Comissão Europeia (CE) pediu este sábado aos países da União Europeia para cooperarem nos testes de medição dos carros Volkswagen em termos de emissões poluentes após o escândalo de manipulação através de um dispositivo eletrónico.

A CE reiterou que os peritos da União Europeia têm alertado para o risco de fraude na medição das emissões poluentes dos carros de 2013, segundo um relatório do Centro de Investigação Conjunta da Comissão.

Em particular, o centro de investigação chegou à conclusão que os exames laboratoriais não correspondem às emissões reais dos veículos, bem como a possibilidade de utilização dispositivos eletrónicos.

Bruxelas salientou que, embora a Comissão Europeia tenha estabelecido o quadro regulamentar aplicável aos testes para medir as emissões, os Estados-Membros devem aplicar a legislação.

"Portanto, não é uma questão que compete à CE, mas às autoridades competentes dos Estados, necessários para implementar a legislação europeia, incluindo a proibição explícita de dispositivos manipuladores", disseram fontes da União Europeia, citadas epela EFE.

A Comissão Europeia disse que estava ciente de que "tinha de melhorar o quadro regulamentar", sendo que "há algum tempo atrás foi feita a proposta para reformular a forma como os testes são realizados", pelo que "agora é importante que essas propostas estejam finalizadas e rapidamente aplicadas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8