Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Câmara dos representantes aprova verba para o muro no México após pressão de Trump

Para evitar um "shutdown" o Senado dos EUA precisa de aprovar a verba, o que é visto como pouco provável.
Marta Ferreira 21 de Dezembro de 2018 às 01:30
Donald Trump
Donald Trump
O capitólio, sede do Congresso e da Casa dos Comuns, em Washington
Donald Trump
Donald Trump
O capitólio, sede do Congresso e da Casa dos Comuns, em Washington
Donald Trump
Donald Trump
O capitólio, sede do Congresso e da Casa dos Comuns, em Washington

A Câmara dos Representantes aprovou esta sexta-feira a verba para a construção do muro na fronteira com o México para satisfação do presidente americano. Donald Trump. Falta agora a decisão do Senado sobre este orçamento. Decisão essa que pode, caso seja negativa, provocar um "shutdown" - encerramento dos serviços governamentais - naquele país. 

De acordo com o jornal Washington Examineros democratas no Senado deverão rejeitar o projeto causando, esta sexta-feira, a paralisação do governo.

Trump já ameaçou que, caso a sua pretensão orçamental não seja aprovada, terá "orgulho" em encerrar os serviços públicos nacionais.

"Serei eu a provocar a paralisação [dos serviços públicos]. E terei orgulho em encerrar os serviços governamentais a bem da segurança na fronteira", declarou.

A última vez em que os Estados Unidos estiveram em situação de "shutdown" foi em fevereiro passado. Os serviços públicos do país paralisaram durante três dias no início de 2018. Ao terceiro dia de "shutdown", os legisladores norte-americanos acabaram por delinear um acordo para a reabertura dos serviços do governo federal.

O presidente, que tem a última palavra, ameaçou vetar o financiamento ao governo se não conseguir o financiamento que pretende para o ambicioso muro na fronteira com o México.

Estão em causa os salários de 800 mil pessoas e o funcionamento de milhares de instituições públicas, já a partir desta sexta-feira, dia em que também deverá acontecer a votação no Senado do projeto do muro de Trump.




Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)