page view

Carro explode junto a embaixada espanhola

Alerta em Cabul.

11 de dezembro de 2015 às 14:28

Pelo menos duas pessoas morreram e sete ficaram feridas na sequência de uma explosão de um carro, junto à embaixada espanhola, em Cabul, capital do Afeganistão, esta sexta-feira. O ataque foi reivindicado pelos talibãs.

As forças de segurança já isolaram a área.

O governo espanhol confirmou que o ataque era dirigido à embaixada.

Na sequência do ataque foram ouvidos novos tiros perto ou na embaixada de Espanha, em Cabul.

Espanha confirma ataque

O ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha confirmou esta sexta-feira que o ataque talibã em Cabul visou a embaixada espanhola no Afeganistão, mas não especificou se há vítimas.

O ministério espanhol ressalvou que as comunicações com Cabul "estão difíceis" e apenas confirmou que o ataque aconteceu na embaixada, que hoje estava a cargo do encarregado de negócios espanhol naquele país.

Fontes oficiais em Cabul citadas pela agência EFE explicaram que o ataque começou cerca das 18:00 horas locais (13:30 em Lisboa) na área de Sherpor, na qual se encontram diversas embaixadas - entre elas a espanhola - e edifícios governamentais.

O ataque iniciou-se com a explosão de um carro armadilhado, seguido de uma incursão de um grupo de talibãs suicidas num alojamento hoteleiro que fica perto da embaixada espanhola.

Os talibãs, que já reivindicaram a autoria do ataque, afirmaram que causaram um elevado número de vítimas.

Rajoy nega que ataque talibã tivesse como alvo a embaixada

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, negou esta sexta-feira que o ataque talibã em Cabul tivesse como alvo a embaixada espanhola no Afeganistão, mas confirmou que um agente de polícia espanhol, de 48 anos e pai de filhos, morreu no atentado.

"Não era um ataque contra nós, mas sim contra uma casa de hóspedes próxima", declarou Mariano Rajoy em Alicante, à margem de uma ação de campanha para as eleições gerais espanholas de 20 de dezembro.

Rajoy confirmou, no entanto, que um polícia espanhol morreu durante o ataque. Cerca de uma dezena de polícias espanhóis - todos de unidades especiais de intervenção - estão destacados na embaixada espanhola em Cabul.

As declarações de Rajoy surgem cerca de uma hora depois de o ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha ter confirmado que o ataque talibã em Cabul tinha visado a embaixada espanhola no Afeganistão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8