page view

Caso Petrobras apanha Lula

Investigadores pediram ao Supremo Tribunal para ouvir antecessor de Dilma Rousseff

12 de setembro de 2015 às 06:00

A investigação sobre o desvio de milhões de euros da Petrobras, que já prendeu dezenas de executivos e tem 50 políticos sob suspeita, atingiu o ex- -presidente Lula da Silva. Referido por vários acusados por fraude, Lula não está entre os suspeitos, mas a polícia pediu ao Supremo Tribunal autorização para o interrogar.

O pedido, assinado pelo inspetor Josélio Azevedo de Souza, foi entregue quinta-feira juntamente com um relatório sobre o ex-governante. Na argumentação, afirma-se que o rigor da investigação exige que seja ouvido o ex-presidente, contra o qual não há provas concretas de envolvimento nos desvios mas indícios de que pode ter beneficiado deles e até de que Lula tenha usado os milhões da petrolífera para manter a "fidelidade" dos aliados.

Como a investigação envolve políticos em funções, o inspetor não pode interrogar o ex-presidente sem autorização do Supremo. O juiz Teori Zavaski, encarregado da investigação a políticos, só vai pronunciar-se sobre o pedido após parecer do procurador-geral da república, Rodrigo Janot.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8