page view

China plantou algodão na Lua

A bordo da sonda chinesa em missão na Lua estão também sementes de colza, de batata e uma planta com flor muito usada em estudos genéticos.

15 de janeiro de 2019 às 22:09

A sonda chinesa Chang'e 4 - o nome da sonda é de uma deusa da lua chinesa - enviada em missão espacial para a Lua conseguiu fazer brotar uma semente de algodão em solo lunar.

Os cientistas da Universidade de Chongqing, que projetaram o a experiência "mini biosfera lunar", enviaram um recipiente de 18cm com ar, água e solo. Dentro desse recipiente estavam as sementes plantadas. Essas sementes eram sementes de colza (uma planta usada no fabrico de óleos), batata, uma planta com flor muito usada em estudos genéticos (chamada Arabidopsis), ovos de mosca-da-fruta e algumas leveduras.

A única semente que germinou até agora em solo lunar foi a semente de algodão.

As imagens enviadas da sonda pouco mostram, mas revelam o início do algodão a germinar.

"Esta é a primeira vez que os seres humanos realizam experiências de crescimento biológico na superfície lunar", disse Xie Gengxin, que liderou o projeto da experiência, na terça-feira.

A capacidade de cultivar plantas no espaço é vista como crucial para missões espaciais a longo prazo. O futuro passa por explorar outras partes do sistema solar como é o caso de Marte.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8