page view

Circulam nos Estados Unidos cartões para imigrantes portugueses não abrirem a porta a inspetores

Clima de medo nas escolas face à possibilidade de agentes federais identificarem alunos sem autorização de residência.

26 de janeiro de 2025 às 20:05

Um clima de medo atinge cidades norte americanas com importantes comunidades de origem portuguesa, como Fall River, no Estado de Massachusetts, face à possibilidade de agentes federais procurarem em locais públicos, como escolas, por imigrantes sem autorização de residência.

Associações locais começaram a distribuir cartões vermelhos escritos em português onde alertam a população para não abrir a porta aos inspetores. Pedem também para não responderem às questões dos inspetores.

Os cartões vermelhos são também distribuídos pelo Centro de assistência aos Imigrantes em outras línguas.

A distribuição dos cartões vermelhos é a notícia destacada do jornal local The Herald News, num momento em que o Presidente norte americano, Donald Trump, reverteu a política estadual que evitava que agentes federais entrassem em locais sensíveis como escolas.

A rede pública de escolas do Estado do Massachusetts procura soluções que possam proteger os alunos ilegais de serem retirados à força das escolas por inspetores do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, com as autoridades locais a procurarem aconselhamento jurídico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8