page view

Comissões financiam separatistas catalães

Partido de Artur Mas nega ilegalidade.

20 de janeiro de 2016 às 20:51

Várias empresas de construção civil catalãs investigadas por suspeita de pagarem comissões ilegais em troca de contratos públicos doaram milhões de euros a quatro fundações políticas ligadas à CDC, de Artur Mas, revela um relatório da Guardia Civil.Em comunicado, a CDC reiterou ontem que as doações referidas "são todas legais" e garantiu que as suas fundações "estão todas auditadas e transparentes". "São doações realizadas de forma voluntária por motivos de afinidade ideológica e apoio ao projeto político, não tem nada a ver com a adjudicação de contratos públicos", esclareceu o partido.

De acordo com o documento, esta terça-feira revelado pelo jornal ‘El Mundo’, as construtoras Teyco, Copisa e Grupo Soler doaram, entre 2008 e 2014, pelo menos 2,2 milhões de euros às fundações CatDem, Fòrum Barcelona, Òmnium Cultural e Nous Catalans, todas ligadas ao partido Convergência Democrática da Catalunha (CDC) e que durante anos lideraram a campanha pela independência.

As doações foram todas devidamente registadas pela Administração Tributária e não encerram, em si, qualquer ilegalidade. A polícia acredita, no entanto, que as doações não passam de comissões encobertas - os famosos 3% - em troca da concessão de contratos públicos pela Generalitat. Uma prática que se institucionalizou quando Jordi Pujol liderou o governo catalão e que prosseguiu com o seu ‘herdeiro’ Artur Mas.

Em comunicado, a CDC reiterou ontem que as doações referidas "são todas legais" e garantiu que as suas fundações "estão todas auditadas e transparentes". "São doações realizadas de forma voluntária por motivos de afinidade ideológica e apoio ao projeto político, não tem nada a ver com a adjudicação de contratos públicos", esclareceu o partido.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8