page view

Cópia da Constituição dos EUA vendida em leilão por 37,9 milhões de euros, recorde histórico

Restam apenas "13 cópias conhecidas" da primeira impressão da Constituição dos EUA.

19 de novembro de 2021 às 08:58

Uma rara cópia da original Constituição dos EUA, assinada a 17 de setembro de 1787, em Filadélfia, foi vendida em leilão por 43 milhões de dólares (37,9 milhões de euros).

É um "preço recorde mundial para um documento histórico em leilão", disse um porta-voz da Sotheby's na quinta-feira em Nova Iorque, dizendo que custou exatamente "43,2 milhões de dólares", incluindo comissões.

De acordo com a Sotheby's, restam apenas "13 cópias conhecidas" da primeira impressão da Constituição dos EUA, assinada a 17 de setembro de 1787 em Filadélfia, embora 500 tenham sido provavelmente impressas na altura.

O documento - um dos dois únicos ainda pertencentes a particulares - tinha sido estimado em setembro num máximo de 20 milhões de dólares (17,6 milhões de euros).

Agora foi vendido por mais do dobro dessa quantia em apenas oito minutos.

A Sotheby's não divulgou o nome do comprador.

O texto, assinado pelos "Pais Fundadores" dos Estados Unidos da América, incluindo George Washington, Benjamin Franklin e James Madison, fazia parte de uma coleção privada de documentos constitucionais norte-americanos que datavam do período revolucionário de 1776 a 1789.

Selby Kiffer, historiador e especialista em manuscritos e livros antigos da Sotheby's, saudou em comunicado "a ocasião monumental e histórica da venda deste exemplar excecionalmente raro", que provavelmente foi impresso na noite de 16 de Setembro de 1787.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8