A televisão da Coreia do Norte, controlada pelo Estado, alertou esta quarta-feira para uma nuvem de "poeira amarela" carregada de
"material tóxico, vírus e microorganismo patogénico" vinda da China.
O país teme que esta nuvem possa trazer uma carga de coronavírus e por isso pediu à população que se mantivesse em casa.
De acordo com a BBC, o Turquemenistão também alegou a "poeira carregada de vírus" para levar os cidadãos a usar máscara. Algumas embaixadas também emitiram alertas, uma delas foi a embaixada russa, escrevendo na página de Facebook que o
Ministério das Relações Externas da Coreia do Norte tinha avisado várias embaixadas e organizações internacionais no país sobre a tempestade de areia. Foi feita a recomendação a todos os estrangeiros para ficarem em casa e fecharem bem as janelas na quinta-feira.
A poeira amarela refere-se à areia dos desertos da Mongólia e da China que atinge a Coreia do Norte e do Sul sazonalmente. É misturada com material tóxico que "durante anos levantou preocupações de saúde em ambos os países", afirma a BBC.
A Coreia do Norte afirma estar livre do coronavírus, mas mantém alerta máximo desde janeiro. As fronteiras continuam fechadas e há limitação de circulação.
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos afirma que o novo coronavírus pode permanecer no ar "durante horas" mas é improvável que alguém seja infetado através destas partículas no ar visto que o modo de contágio é através de contacto físico e gotículas.