page view

COSTA DO MARFIM ACUSA FRANÇA

A Costa do Marfim acusou as tropas francesas de terem morto cerca de 30 pessoas e de terem feito dezenas de feridos para vingar a morte de nove militares gauleses. Contudo a notícia já foi desmentida por Paris, que enviou uma força suplementar de 400 homens para aquele país africano, onde a situação se agrava a cada minuto.

07 de novembro de 2004 às 12:18

"A situação em Abidjan e Yamussukro salda-se numa trintena de mortos ocasionados pelo Exército francês, com mais de uma centena de feridos, isto para pagar o preço do sangue de nove soldados franceses mortos", declarou o presidente da assembleia nacional da Costa do Marfim, Mamadou Koulibaly, à rádio pública francesa France Inter.

O dirigente da Costa do Marfim acusa a França de "ocupar" o seu país e acusa o Presidente Jacques Chirac de ter armado os rebeldes, acrescentando não poder garantir a segurança dos cidadãos franceses que vivem no país.

Horas mais tarde três manifestantes foram mortos por balas ao tentar avançar para o aeroporto internacional de Abidjan, controlado pelo exército francês, afirmou hoje a rádio oficial da Costa do Marfim.

Os bens de centenas de estrangeiros residentes no país foram pilhados durante a noite de ontem e início do dia de hoje, levando algumas pessoas a refugiarem-se nos quartéis franceses.

Sobre esta matéria, o Conselho de Segurança da ONU adoptou, por unanimidade, uma declaração em que condena o ataque contra as tropas francesas na Costa do Marfim e apoia as suas medidas de reacção.

O exército francês desmentiu hoje ter morto três dezenas de manifestantes e ferido outros cem junto ao aeroporto de Abidjan, contrariando acusações do presidente do Parlamento da Costa do Marfim, Mamadou Koulibali.

"A força francesa Licorne efectuou esta noite tiros de intimidação na zona do aeroporto de Abidjan", acrescentou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8