Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Desmantelado novo comando da ETA

Em mais um rude golpe no terrorismo basco, a polícia espanhola capturou ontem, na cidade de San Sebastian, três presumíveis membros da ETA. Com estas detenções, o Ministério do Interior considera ter conseguido desmantelar o “novo comando Donosti”.
26 de Março de 2005 às 00:00
Os três alegados membros da organização terrorista basca, Iker Olabarrieta Colorado, Igor González Sola e Carmelo Laucirica Orive, foram detidos durante a manhã, quando dormiam, num apartamento de San Sebastian, onde foram também apreendidas três pistolas, abundante documentação falsa (incluindo bilhetes de identidade e cartões de crédito) e matrículas de automóvel.
Refira-se que Sola, também conhecido como ‘O Doente’, que as forças de segurança relacionam com actividades do chamado terrorismo urbano, se encontrava fugido desde finais do ano passado. Quanto a Orive estava a monte desde 2003.
De acordo com o ministro espanhol do Interior, José Antonio Alonso, o “novo comando Donosti” encontrava-se “activo e operante”.
Registe-se que a detenção dos três alegados terroristas a soldo da ETA, a qual foi desencadeada por um contingente que envolveu meia centena de agentes de várias forças policiais, concretizou-se na sequência da captura, no passado dia 19, de Haymar Altuna, numa operação policial em Montpellier, França, a qual contou com uma estreita colaboração entre as autoridades dos dois países.
Por último, refira-se que a captura dos três alegados membros da ETA foi efectuada depois da detenção de dois jovens colaboradores da organização terrorista basca em Ermua e, também, do dirigente etarra José Segurola Querejeta.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)