page view

Detido casal suspeito de parar aeroporto de Gatwick com 'drones'

Aparelhos provocaram graves restrições ao tráfego aéreo nos últimos dias.

22 de dezembro de 2018 às 18:28

Elaine Kirk, de 54 anos, e Paul Gait, de 47, um casal natural de Crawley, no Reino Unido, foram detidos por, alegadamente, terem usado os drones que levaram ao encerramento do aeroporto de Gatwick, avança o jornal The Sun. São suspeitos de "uso criminoso de drones".Contudo, o patrão de Paul refere ao The Telegraph que este estava a trabalhar quando tudo aconteceu.

"Como parte da investigação sobre o uso criminoso de drones que interromperam seriamente a descolagem e aterragem de voos no Aeroporto de Gatwick, a polícia de Sussex realizou duas detenções às 22h00 [de sexta-feira]", anunciou um responsável policial, James Collis.

Na sexta-feira, aquele que é o segundo maior aeroporto do Reino Unido voltou a permitir descolagens e aterragens, apesar de detetado novamente um 'drone' (aparelho voador não-tripulado)" que levou a uma breve suspensão dos voos, depois da reabertura de manhã, após 36 horas de encerramento.

Na quinta-feira, ficaram em terra 760 voos e no dia seguinte foram cancelados 155, o que afetou mais de 120 mil passageiros, a alguns dias do Natal.

Pouco mais de 11 horas depois de ter retomado a atividade na sexta-feira, o aeroporto de Gatwick voltou a ser alvo daquilo que a polícia classificou como "um ato deliberado" com recurso a estes aparelhos de controlo remoto. 

No Reino Unido, o uso de drones perto de aeroportos é punido com pena de prisão até cinco anos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8