Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Detido cérebro dos atentados

Um dos alegados cérebros dos atentados de Bombaim (nova Mumbai), na Índia, foi detido no Paquistão durante um raide a um campo de treino para terroristas nos arredores de Muzaffarabad, capital da Caxemira paquistanesa.
9 de Dezembro de 2008 às 00:30
Lakhvi era chefe operacional do Lashkar-e-Taiba, a quem são atribuídos os ataques  de Bombaim
Lakhvi era chefe operacional do Lashkar-e-Taiba, a quem são atribuídos os ataques de Bombaim FOTO: Epa

De acordo com um responsável ligado ao movimento islamita Lashkar-e-Taiba (organização à qual são atribuídos os ataques), que pediu o anonimato, Zaki-ur-Rehman Lakhvi é um chefe operacional daquele grupo terrorista e foi capturado na sequência do raide efectuado no domingo.

Segundo a imprensa indiana, Lakhvi foi identificado pelo único terrorista que sobreviveu aos atentados de Bombaim como sendo um dos homens que arquitectou os ataques. Com ele foram detidos outros – quatro ou cinco – terroristas. No total, entre domingo à noite e ontem foram feitas 16 detenções pelos Serviços de Segurança do Paquistão em Muzaffarabad e Rawalpindi.

Refira-se que o Paquistão prometeu colaborar com a Índia na caça aos terroristas.

NATO ATACADA

Entretanto, no segundo ataque em apenas dois dias em Peshawar, perto da fronteira do Afeganistão, os taliban incendiaram ontem mais cinquenta veículos da NATO. As viaturas incendiadas continham suprimentos para as forças ocidentais no Afeganistão.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)