Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

DETIDOS ETARRAS COM 150 QUILOS DE EXPLOSIVOS

As autoridades espanholas prenderam dois etarras na localidade navarra de Berriozar, que tinham em sua posse 150 quilos de explosivos, detonadores e várias armas. O ministro do Interior espanhol, Angel Acebes, anunciou que estas detenções conduziram ao desmantelamento do ‘comando Nafarroa’.
15 de Julho de 2003 às 14:14
Os detidos, Joseba Segurola Beobide e Ibai Aguinaga Guinea, ambos com 23 anos, mantinham este arsenal na sua habitação e num armazém situado em Berriozar. Quando foram capturados, os dois etarras tinham cerca de 30 quilos de explosivos preparados para lançar eventuais ataques.
Angel Acebes afirmou que esta operação desarticulou o ‘núcleo central’ do ‘comando Nafarroa’, apesar de salientar que ainda estão no activo outras estruturas de apoio. Segundo o ministro do Interior, há fortes indício que relacionam os detidos com o atentado levado a cabo na localidade navarra de Sanguesa, a 30 de Maio, e que custou a vida a dois polícias.
O ‘comando Nafarroa’ foi responsável por grande parte das mortes causadas pela ETA em Navarra, durante a primeira metade dos anos 80, e foi um dos mais activos do grupo terrorista desde o seu desmantelamento em 1986.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)