page view

Dinamarca denuncia ciberataques na Gronelândia ligados a redes russas

Governo do território da Gronelândia afirmou que os ataques não representam risco para dados sensíveis, tratando-se de ações que apenas interrompem temporariamente o acesso a páginas na Internet.

20 de fevereiro de 2026 às 19:55

A Agência Dinamarquesa para a Segurança dos Cidadãos denunciou esta sexta-feira a ocorrência de vários ciberataques contra 'sites' na Gronelândia, alegadamente ligados a redes russas.

Em comunicado, a agência indicou estar a acompanhar de perto a situação e a manter diálogo constante com as autoridades competentes na Dinamarca e na Gronelândia, sem especificar quais os 'sites' afetados.

O governo do território da Gronelândia afirmou que os ataques não representam risco para dados sensíveis, tratando-se de ações que apenas interrompem temporariamente o acesso a páginas na Internet.

Segundo a emissora pública dinamarquesa DR, os ataques, do tipo negação de serviço distribuída (DDoS), foram atribuídos ao grupo de 'hackers' russo NoName 057 (16), associado a múltiplas ações contra países da NATO.

Os ataques ocorreram no mesmo dia em que o rei Frederico realizava uma visita oficial à Gronelândia e quando decorriam os primeiros exercícios da NATO no âmbito da Operação Sentinela Árctica, destinada a reforçar a presença militar no Árctico e no Alto Norte.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8