Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Donald Trump cancela viagem de Pompeo à Coreia do Norte

Presidente dos EUA considera que não estão a ser feitos progressos no processo de desnuclearização do regime de Pyongyang.
24 de Agosto de 2018 às 19:03
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, cancelou a visita do secretário de Estado, Mike Pompeo, à Coreia do Norte que se devia realizar na próxima semana, devido à falta de progressos no processo de desnuclearização do regime de Pyongyang acordado pelos dois países. 

Numa série de vários tweets, o líder da Casa Branca culpou a China - o maior aliado da Coreia do Norte - por "encravar" o processo , devido aos problemas comerciais existentes entre Washington e Pequim. 

Apesar da decisão, Trump enviou "calorosos cumprimentos e respeito" a Kim Jong Un e disse que Pompeo estava ansioso por poder realizar a visita num futuro próximo. 

Apesar da decisão anunciada esta sexta-feira, Pompeo anunciara, na véspera, a nomeação de um enviado especial para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, que o iria acompanhar na quarta viagem ao país desde Abril.

Biegun ficou, exactamente, com a pasta da gestão das negociações com Pyongyang sobre o desmantelamento do programa nuclear.




Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)