Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Donald Tusk: “Cansaço não justifica apressar o Brexit”

Presidente do Conselho Europeu foi acusado de “envenenar” as eleições europeias.
Francisco J. Gonçalves 17 de Abril de 2019 às 08:23
Tusk defendeu  adiamento  do Brexit  ante críticas  de eurodeputados
Donald Tusk
Donald Tusk
Donald Tusk e Theresa May
Tusk defendeu  adiamento  do Brexit  ante críticas  de eurodeputados
Donald Tusk
Donald Tusk
Donald Tusk e Theresa May
Tusk defendeu  adiamento  do Brexit  ante críticas  de eurodeputados
Donald Tusk
Donald Tusk
Donald Tusk e Theresa May
O presidente do Conselho Europeu reagiu às críticas de deputados europeus que o acusam de "envenenar" as eleições europeias de maio, ao permitir a participação do Reino Unido.

Donald Tusk frisou que "enquanto pertencer à UE", a participação nas eleições "é um direito e uma obrigação" do Reino Unido e disse ainda, sobre o adiamento do Brexit para o final de outubro, que "o cansaço [com o impasse do processo] não pode servir de desculpa para apressar as coisas".

Tusk respondeu assim a críticas duras de deputados europeus, entre os quais o coordenador do Brexit, Guy Verhofstadt, que acusou o presidente do Conselho Europeu de, ao dar mais seis meses à PM britânica, Theresa May, estar apenas "a esgotar prazos" e a atrasar um processo que, de acordo com o calendário legal, deveria ter terminado no dia 29 de março.

Pouco antes de Verhofstadt, o deputado eurocético britânico Nigel Farage (um dos principais responsáveis pelo referendo que ditou o Brexit) classificou o adiamento alargado "uma traição" e garantiu que isso o tinha decidido a regressar à luta política ativa, agora na liderança do Partido do Brexit, que lançou na semana passada para disputar as europeias. 

‘Change UK’ formaliza registo para ir às eleições
O grupo independente criado por sete deputados trabalhistas britânicos insatisfeitos com a liderança de Jeremy Corbyn registou-se formalmente como partido político para participar nas europeias dos dias 23 e 26 de maio.

O partido é pró-União Europeia e tem a designação de ‘Change UK - The Independent Group’. É liderado por Heidi Allen e promete revelar os seus candidatos na próxima semana.
presidente do Conselho Europeu Reino Unido coordenador do Brexit Brexit UE Guy Verhofstadt deputado Nigel Farage
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)