page view

Espanha admite descontrolo com novo coronavírus

Situação preocupante em várias comunidades.

22 de agosto de 2020 às 10:18

O coordenador de emergências do Ministério da Saúde espanhol, Fernando Simón, admitiu que a situação epidemiológica no país está muito perto do descontrolo. “Que ninguém se confunda, as coisas não vão bem”, reconheceu Simón.

O número de contágios continua a subir de dia para dia, com Espanha a registar mais 3650 novas infeções e 25 mortes nas últimas 24 horas. Em Madrid, as autoridades estão a estudar novas restrições e aconselharam, para já, a população a permanecer em casa nas zonas mais afetadas, enquanto, no País Basco, a conselheira de Saúde da região garantiu que a comunidade “já entrou na segunda vaga” da pandemia, confirmando assim outra das afirmações do coordenador de emergências do Ministério da Saúde, que disse que “embora a epidemia não esteja fora de controlo a nível nacional, em alguns locais concretos já está”.

A América Latina ultrapassou as 250 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Ao longo da semana passada, a região registou mais de 3 mil mortes por dia.

Suécia reduz restrições

A Suécia admitiu esta sexta-feira aumentar a lotação máxima permitida nos eventos culturais e desportivos devido à diminuição do número de infeções e de mortes por Covid-19 no país.

Pequim retira máscaras

As autoridades sanitárias de Pequim levantaram a obrigatoriedade de usar máscara na via pública depois de a capital chinesa registar 13 dias consecutivos sem novos casos.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse esta sexta-feira esperar que a pandemia “dure menos de dois anos” e afirmou que é possível atingir esse objetivo se o Mundo se unir na busca de uma vacina.

Juiz anula proibição de fumar nas ruas

O Tribunal Administrativo de Madrid anulou esta sexta-feira a ordem do governo regional que proibia fumar em espaços públicos, adiantava a hora de encerramento de bares e mandava fechar as discotecas. O juiz alegou que a medida não foi ainda publicada no Boletim Oficial de Estado e que um Executivo autonómico não pode limitar direitos fundamentais fora do estado de emergência.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8