page view

Etiópia regista três mortos devido a novo surto do vírus Marburgo

Surto tinha sido declarado na sexta-feira. Governo etíope diz que neste momento não há casos ativos.

17 de novembro de 2025 às 15:41

Três pessoas morreram devido ao vírus hemorrágico de Marburgo na região de Omo, no sul da Etiópia, junto à fronteira com o Sudão do Sul, avançou esta segunda-feira a ministra da Saúde.

Mekdes Daba disse que o Governo etíope, que declarou um surto do vírus de Marburgo na sexta-feira naquela região, realizou testes em 17 casos suspeitos, acrescentando que não existem casos ativos, mas que estão a tomar medidas preventivas, avançou a agência de notícias Associated Press.

Uma equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) foi enviada para apoiar na testagem e controlo do surto.

O ministério da Saúde do Sudão do Sul emitiu no domingo um aviso de saúde pública aos residentes de quatro condados para lavarem com frequência as mãos e evitarem o contacto com fluidos corporais, a fim de prevenir a propagação do vírus.

O diretor-gral do CDC África, Jean Kaseya, afirmou na semana passada que o surto é preocupante porque o Sudão do Sul tem um "sistema de saúde frágil".

O vírus de Marburgo tem origem em morcegos-fruta e transmite-se entre pessoas através do contacto direto com fluidos corporais de indivíduos afetados ou com superfícies contaminadas, semelhante ao Ébola.

Com um taxa de fatalidade entre 24 e 88%, os sintomas incluem febre, dores musculares, diarreia, vómitos e morte devido a hemorragias graves, não havendo vacina ou tratamento autorizado para o vírus.

Surtos e casos isolados de Marburgo foram registados anteriormente no Ruanda, Tanzânia, Guiné Equatorial, Angola, República do Congo, no Quénia, África do Sul, Uganda e Gana, de acordo com a OMS.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8