page view

EUA alerta para ações coercivas da China após incidente com navio das Filipinas

"Os Estados Unidos condenam o embate e o uso de canhões de água por parte da China", declarou o porta-voz adjunto do Departamento de Estado.

14 de outubro de 2025 às 08:14

 Washington condenou o embate entre um navio da Guarda Costeira chinesa e uma embarcação das autoridades filipinas perto da ilha Thitu, no mar do Sul da China, advertindo que as ações de Pequim são "cada vez mais coercivas".

"Os Estados Unidos condenam o embate e o uso de canhões de água por parte da China, em 12 de outubro, contra um navio do Gabinete de Pesca e Recursos Aquáticos das Filipinas, perto da ilha Thitu, no mar do Sul da China", declarou em comunicado o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott.

Pigott acusou Pequim de estar a intensificar ações "cada vez mais coercivas" no quadro das suas "amplas reivindicações territoriais e marítimas" nesta zona disputada, que envolve também outros países do sudeste asiático.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8