page view

EUA alertam que Rússia pode atacar a Polónia para testar reação da NATO

Primeiro-ministro polaco garante que o país está preparado para "vários cenários" e avisa que os próximos meses podem ser "críticos".

05 de julho de 2026 às 01:30

A Rússia poderá estar a planear um ataque contra a Polónia para testar a reação da NATO e pressionar os aliados ocidentais de Kiev a suspenderem a ajuda à Ucrânia, avisaram os EUA.

De acordo com o site polaco ‘Onet’, que cita fontes próximas do presidente Karol Nawrocki, os EUA avisaram que Moscovo poderá lançar nos próximos meses uma “provocação armada” em território polaco, a qual poderá passar por um ataque com drones contra infraestruturas críticas ou mesmo uma incursão terrestre a partir do enclave de Kaliningrado ou da Bielorrússia. No primeiro caso, as culpas seriam atribuídas à Ucrânia e, no segundo, as forças russas poderiam alegar que se tratava de uma missão para recuperar um piloto abatido. O verdadeiro objetivo seria forçar uma reação, nomeadamente, através da invocação do Artigo 5 da NATO pela Polónia, para ver qual seria a resposta da Aliança. Segundo as fontes, os russos acreditam que a Administração Trump iria minimizar o incidente e obrigar a Polónia a negociar com Moscovo em vez de contra-atacar, o que iria expor a NATO como um ‘tigre de papel’ e abrir divisões insuperáveis.

O primeiro-ministro polaco afirmou na sexta-feira que os avisos estão a ser levados muito a sério. “Não quero assustar ninguém, mas os próximos meses podem ser críticos. Não devemos ter medo, estamos preparados para vários cenários, mas não podemos ignorar as ameaças”, afirmou Donald Tusk.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8