page view

EUA e Ucrânia anunciam "avanços substanciais" no acordo de minerais

Memorando de entendimento poderá ser assinado ainda esta semana.

17 de abril de 2025 às 01:30

A Ucrânia e os Estados Unidos fizeram "avanços substanciais" nas negociações sobre o acordo de minerais e poderão assinar um memorando de entendimento já nos próximos dias, anunciou esta quarta-feira a vice-primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko.

"As nossas equipas técnicas trabalharam de forma exaustiva no acordo e alcançaram avanços substanciais", afirmou Svyrydenko, adiantando que as negociações continuam e as duas partes preveem assinar em breve um memorando para registar aquilo que já foi acordado.

Os avanços nas negociações terão sido alcançados depois de a Administração Trump ter reduzido substancialmente, de 300 mil milhões de dólares para 100 mil milhões, a estimativa dos custos da ajuda fornecida pelos EUA à Ucrânia durante a guerra, e a consequente compensação exigida a Kiev nas negociações sobre o acordo de exploração de terras raras e outros minerais. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tinha rejeitado a anterior estimativa, garantindo que a Ucrânia "não está à venda". Recorde-se que uma versão anterior do acordo tinha sido retirada da mesa depois da acesa discussão entre Trump e Zelensky na Casa Branca, em fevereiro.

Entretanto, os EUA anunciaram que o Secretário de Estado, Marco Rubio, e o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, vão reunir-se esta quinta-feira em Paris com responsáveis europeus para discutir as negociações de paz para a Ucrânia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8