page view

Europa registou 4000 casos de Peste Suína Africana

Estima-se que o vírus chegue a Portugal nos próximos anos.

05 de julho de 2018 às 13:22

A Peste Suína Africana (PSA), uma doença contagiosa que afeta javalis, que facilmente se transmite a porcos domésticos e que na maioria das vezes se revela fatal (em mais de 80% dos casos), tem vindo a alastrar-se ao continente Europeu com maior incidência nos últimos meses. Desde julho de 2017 já se registaram cerca de quatro mil casos em 11 países da Europa, entre os quais a Itália, a Estónia, a Ucrânia, a Rússia e a Húngria. A doença continua a propagar-se a grande velocidade, a mais de 200 km/ano.

Em comunicado, a Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC), alerta para o perigo que a PSA constitui e avisa de que nos próximos anos o vírus pode mesmo chegar a Portugal, com consequências e efeitos "potencialmente catrastóficos, não apenas para os suinicultores, como também para o sector da caça, com milhões de euros de perda potencial para a economia nacional".

Uma vez que o maior propagador da doença são os javalis selvagens (espécie cujas populações em Portugal continuam com um crescimento descontrolado), a associação defende o incremento da gestão cinegética deste animal, de modo a concentrar esforços para evitar que a doença possa chegar a território nacional.

"A gestão cinegética do javali é o método mais eficaz para lidar com este tipo de problemas. Não é só a PSA existindo outras doenças graves transportadas pelos javalis que importa controlar e erradicar. Esta espécie  está a tornar-se uma verdadeira praga nalguns locais e é absolutamente necessário recorrer à caça para controlar os excessos populacionais" defende João Carvalho, secretário-geral da ANPC."São milhões de euros de estragos na agricultura, destruição de habitats e flora protegida, predação sobre ninhos e crias de espécies protegidas e cinegéticas. Isto sem falar dos problemas sanitários, como a tuberculose e outras doenças. E a tendência, como temos observado, é que o javali vá, de forma cada vez mais recorrente, invadindo também o meio urbano com todos os riscos que isso acarreta para a saúde pública, causando ainda graves acidentes de viação", remata. Para a ANPC, é ainda necessário criar legislação que permita que os javalis possam ser capturados vivos nos locais onde é muito difícil caçar, como é o caso das zonas urbanas e periurbanas, e serem transportados para outras zonas onde não constituam um problema.

Para além de poder representar um grande rombo na economia nacional dos países - uma vez que a doença é fatal para o gado suíno - a Peste Suína Africana pode ainda ter impacto na saúde dos humanos caso estes contraiam a infeção, causando sintomas como vómitos, diarreia e intoxicações alimentares graves.

O tema  da PSA esteve em destaque numa grande reunião de peritos internacionais do COST (European Cooperation in Science & Technology), que teve lugar esta terça-feira, na Faculdade de Medicina Veterinária em Lisboa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8