page view

Europeus querem EUA a fiscalizar cessar-fogo e força europeia na Ucrânia

Estados Unidos devem fiscalizar o cessar-fogo na Ucrânia e apoiar uma força multinacional europeia, defendem aliados da UE.

06 de janeiro de 2026 às 14:24

Os Estados Unidos deverão fiscalizar o cessar-fogo na Ucrânia e apoiar uma força multinacional europeia em caso de ataque russo, defendem num projeto de declaração os aliados europeus de Kiev reunidos esta terça-feira em Paris.

De acordo com a minuta da declaração conjunta, divulgada pela agência de notícias francesa AFP, os aliados da Ucrânia estão prontos para dar garantias de segurança "juridicamente vinculativas".

Os países que apoiam Kiev, um grupo conhecido como a Coligação dos Voluntários, estão esta terça-feira reunidos em Paris para debater "garantias de segurança sólidas" para a Ucrânia, consideradas fundamentais para uma paz duradoura.

Numa mensagem publicada nas redes sociais pouco ates do início da reunião, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, garantiu que a União Europeia (UE) "apoiará a Ucrânia em todas as etapas para garantir a sua soberania, segurança e prosperidade".

Em Paris, reafirmarão o apoio à Ucrânia e avançarão "nas contribuições para alcançar garantias de segurança sólidas", escreveu.

A reunião conta com a participação dos Estados Unidos, para consolidar a "convergência" entre europeus, ucranianos e norte-americanos sobre as garantias de segurança da Ucrânia, incluindo as que serão dadas caso a Rússia viole um potencial cessar-fogo e retome a guerra

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8